
6º ANO

Primeiro Bimestre

Como proposta inicial, apresentamos e discutimos o conceito das Grandes Esferas Terrestres: atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Através de questionamentos sobre como funcionam essas grandes esferas, os aluno tem a possibilidade de perceber a correlação entre elas e como se relacionam para permitir e sustentar a vida no planeta.

Quais são os processos naturais que dão forma ao nosso planeta? De onde vem as montanhas? como se formam os planaltos ?
Essas perguntas só podem ser respondidas se entendermos as dinâmicas e processos da Litosfera e desta com a Estrutura Interna da Terra.

A Litosfera, além de figurar entre os elementos que compões a Estrutura Interna da Terra, possui uma importância ainda maior na organização de tudo que acontece na superfície terrestre. Não só pelo fato de ser a parte sólida, mas porque nos fornece os Minerais e as Rochas que tanto precisamos para sustentação da própria vida. Na realidade, podemos dizer que a litosfera e formada por camadas de minerais que podem ser encontrados sós ou agregados em forma de rocha.
Os Minerais podem ser definidos como "elementos com composição química bem definida, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos" .Já as Rochas são descritas como "uma associação de minerais, que por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidos. Embora coesa e, muitas vezes dura, a rocha não é homogênea" sendo fácil sua diferenciação do mineral (Decifrando a Terra - capítulo 2. São Paulo, Oficina de Textos. p. 28-29)

As rochas e minerais são utilizados desde a pré-história pelos seres humanos. O abrigo nas cavernas, a fabricação de ferramentas e sua utilização como armas de caça são elementos que comprovam a importância da rochas e minerais para a sobrevivência e o desenvolvimento da humanidade.
Nos dias atuais a dependencia é ainda maior, no caminhar de um mundo que vê avançar a passos largos seu desenvolvimento tecnológico.
Os minerais, por exemplo, são largamente utilizados pelas industrias em diversos setores da produção. Todos os equipamentos eletrônicos tem, sem exceção, algum ou vários tipos de minerais. As rochas são largamente utilizadas na construção civil, garantindo o alicerce estrutural de nossa sociedade.
O petróleo é um dos minerais mais utilizados na atualidade, sendo utilizado desde a industria de cosmético, até a industria alimentícia.

O solo é a ultima camada de decomposição das rochas. É uma mistura de detritos de rochas e minerais mas, misturado com matéria orgânica. A mistura desses elementos orgânicos e inorgânicos, dão sustentação a vida.
Assistimos os trechos iniciais do documentário Home, Nosso Planeta Nossa Casa e discutimos sobre s teorias apresentadas para a formação da atmosfera, hidrosfera e listosfera. refletimos quais eram as características do nosso um pouco antes do predominio da humanidade
Segundo Bimestre

As rochas são classificadas de acordo com sua origem ou formação, sendo assim, podem ser: magmáticas, sedimentares e metamórficas. As rochas estão em constante processo de transformação. Porém, essa transformação acontece, na maioria das vezes, de maneira lenta e gradual, em escala geológica, - em milhões ou até bilhões de anos - imperceptível aos seres humanos.
As rochas magmáticas ou ígneas são as mais abundantes de todas a crosta terrestre ( continentes + fundo oceânico). Formada pela solidificação do magma proveniente do manto. As rochas sedimentares fazem parte de 80% da superfície dos continentes. São as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Já as rochas metamórficas são formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações como a temperatura e a pressão.
