top of page

7º ANO 

O Brasil apresenta números colossais, tanto com relação a sua extensão territorial, quanto nas suas características socioeconômicas.

O Brasil é o quinto maior país em território, ficando atrás somente da Russia, Canadá, China e Estados Unidas.

O Brasil tem a 5ª maior população do planeta, com mais de  207 milhões de habitantes, segundo o IBGE

Mesmo com um imenso território, situado em zona tropical e com grandes quantidades de recursos minerais, além de uma imensa população, (indicando uma grande força de trabalho), o Brasil tem um dos piores índices de desigualdade mundial e, talvez, o pior índice de distribuição de renda da América do Sul, mesmo estando entre os dez países com maior PIB.

A extensão do território brasileiro é marcada pela grande distanciação de seus pontos extremos de localização. No sentido norte-sul, o Brasil possui uma distância de 4.394 km entre o Monte Caburaí – ponto localizado no estado de Roraima e posicionado no extremo norte do país – e o Arroio Chuí, esse último posicionado no extremo sul, no Rio Grande do Sul. Já no sentido leste-oeste, a distância é bastante parecida, com 4.319 km separando a Nascente do Rio Moa (Acre), no extremo oeste, da Ponta do Seixas (Paraíba), no extremo leste.

Em termos de posição, a localização do território brasileiro é considerada a partir de vários fatores. O nosso país encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: a maior parte no hemisfério sul, uma pequena parte no hemisfério norte e todo o seu território no hemisfério oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao Sul pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% de sua área em uma zona tropical.

Outro aspecto da posição geográfica do Brasil são as suas latitudes e longitudes, ou seja, as suas coordenadas geográficas, que costumam ser medidas a partir da Linha do Equador (latitudes) e a partir do Meridiano de Greenwich (longitudes). Sendo assim, em termos latitudinais, o território brasileiro estende-se desde algo próximo aos 5º Norte até cerca de 33º Sul. Em termos longitudinais, a extensão vai desde os 35º oeste até um pouco menos que os 75º oeste. Mas isso se desconsiderarmos algumas ilhas oceânicas situadas no Atlântico, essas posicionadas em longitudes um pouco menores.

Fronteiras e Limites 

Os livros de geografia, de maneira geral, abordam o assunto fronteiras e limites diferenciando conceitualmente os seus significados. Alguns livros apontam, ainda, as diferenças entre fronteiras, limites e divisas. Tal diferenciação compreende em associar o “limite” em designação e separação entre municípios, a divisa é sempre usada para separação dos “estados” enquanto a fronteiras, estariam associadas apenas na separação entre dois países. Essa associação direta entre fronteira para país, divisa para estado e entre limite para municípios pode nos induzir a um erro conceitual.

Para avançar no entendimento desses conceitos é preciso entender o significado dessas palavras e, em alguma medida, nos apoiarmos em teóricos que discutem o assunto. A palavra limite é proveniente etimologicamente do latim “limitis”. Na geografia, um limite é uma divisão, seja física ou simbólica, marcando uma separação entre dois territórios ou nações. Geralmente, a noção de limite carrega consigo também os significados de extremidade, de descontinuidade e de término. Primeiramente, o uso do termo serve para referenciar mais diretamente uma marcação ou uma linha que resultam numa determinada configuração espacial, a partir da qual uma área, região ou território ganham seus contornos. Essa forma de emprego reforça os significados originais da palavra. “A palavra limite, de origem latina, foi criada para designar o fim daquilo que mantém coesa uma unidade político-territorial” (Martins, 1997). Nesse caso, limita-se o lugar, a região ou o território e este ganha suas definições, ou mais especificamente seus limites, no contato com o exterior. É nesse sentido que a palavra assume um conteúdo propriamente espacial e passa a fazer parte do vocabulário dos geógrafos, militares e estadistas preocupados com a definição e edificação da soberania. Limite, então, passa a ser uma linha imaginária que separa dois territórios (países, estados, municípios, etc.) e, portanto, uma delimitação de área construída por acordos e tratados. Já a divisa é a parte visível do limite, um rio, um marco construído, uma montanha etc. A palavra limite pode ser empregada com outros significados exaustão, impossibilidade, etc., de qualquer maneira em todas as possibilidades de seu uso, a palavra se volta para dentro do corpo ao qual faz menção. O limite, portanto, “diz respeito ao conjunto cercado entre os contornos que se remetem a uma identidade interna, e, assim, ele é voltado para dentro, seja em relação ao território ou às possibilidades de definição e continuidade de determinado arranjo social” (MARTINS, 1997, p. 36).

Etimologicamente, o termo fronteira significa "o que está na frente", indicando a margem de um espaço habitado. Com o tempo, o termo passou a adquirir um caráter político. Atualmente o conceito de fronteira corresponde a uma faixa do território de um país que se estende ao longo de uma linha limite. O sentido mais forte do termo, entretanto, se remete às categorias espaciais e, mais especificamente, à fenômenos e definições que ganham existência no território. Isso se deveu em grande medida ao comportamento e à dinâmica do Estado territorial moderno.

Segundo José de Sousa Martins, a origem histórica da palavra mostra que seu uso não estava associado a nenhum conceito legal e que não era um conceito essencialmente político ou intelectual. Nasceu como um fenômeno da vida social espontânea, indicando a margem do mundo habitado. Na medida em que os padrões de civilização foram se desenvolvendo acima do nível de subsistência, as fronteiras entre ecúmenos tornaram-se lugares de comunicação e, por conseguinte, adquiriram um caráter político.

Nesse sentido a fronteira faz referência também ao que é externo, ao contrário do limite, que permanece voltado para o seu interior. Ela se projeta como zona de comunicação e incorporação mútua entre o que está “dentro” e o que está “fora” simultaneamente. “A Fronteira corresponde à área ou faixa de terra que se estende ao longo do limite entre dois territórios, marcada por intenso intercâmbio econômico e cultural.” (Jose de Souza Martins).

 

 

MARTINS, José de Souza. Fronteira: A degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997. 213 p.

Vídeo sobre a fronteira entre a Índia e o Paquistão

Primeiro Bimestre 
Segundo Bimestre
Povo, Sociedade, Nação e Território  Brasileiro  

A palavra povo deriva do termo latim populuse permite fazer referência a conceitos diversos: os habitantes de uma certa região, a população em geral, uma povoação de menor tamanho que uma cidade e à classe baixa de uma sociedade.
O povo pode ser por tanto o conjunto de habitantes de uma nação, região ou país (“O povo brasileiro”). Estas pessoas constituem uma comunidade pelo fato de terem tradições, costumes e um passado cultural em comum. Darcy Ribeiro definiu o povo brasileiro como uma mistura de matrizes formadoras principais: o índio, o negro e o europeu português.

Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros". Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeros os povos que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e, mais recentemente, os  asiáticos.

Os indígenas (Índios quem São Eles) foram muito massacrados desde de o inicio da ocupação colonial e mesmo hoje, brigam pelo reconhecimento de suas terras e sua cultura. 

  • c-facebook

                        Site criado para fins educacionais 

bottom of page