
Atividades Desenvolvidas


6ºs Anos
1º Bimestre
Os conteúdos são desenvolvidos com base nos conceitos das "Grandes Esferas Terrestres" :litosfera, hidrosfera e atmosfera. Neste primeiro bimestre a enfase é dada à estrutura interna da Terra da qual a litosfera (ou crosta) faz parte. Espera-se que os alunos percebem as dinâmicas naturais que dão forma a parte sólida do nosso planeta e que tem grande importância nas diversas organizações humanas, distribuídas pelas terras emersas.

2º Bimestre
Os conteúdos são desenvolvidos de maneira que os alunos aprofundem seu entendimento sobre a litosfera a partir da sua composição. Nesse sentido, aprofunda-se a definição de minerais, rochas, além de sua importância ao longo da história da humanidade. São apresentados exemplos de utilização das rochas e minerais e os alunos desenvolvem trabalhos que dialogam com essa utilização em seu próprio cotidiano, através da utilização domestica, presente diariamente em suas casas.
Também discutiremos o conceito de solo, além de sua importância econômica na atualidade. São abordados aspectos dinâmicos da formação do solo, sua diferenciação de acordo com o material de origem e os tipos de intemperismo que sofre. Os alunos são instigados a produzir ilustrações e iconográficos sobre as características dos minerais da rochas e dos solos

7ºs Anos
1º Bimestre
Neste primeiro bimestre a enfase é na localização do Brasil no mundo. São elencados conteúdos que comparam a extensão territorial do Brasil com outros países do mundo. retomamos os concentos de linhas imaginarias que ajudam a localizar o Brasil em relação aos hemisférios
Abordamos os conceitos de grandes faixas climáticas para depois entender a diversidade da paisagem natural no território brasileiro. os alunos são instigados a produzir mapas e resumos que ajudem na elaboração dos conceitos.

8ºs Anos
1º Bimestre
Nesta primeira etapa a ideia é partir de conhecimentos gerais sobre as Grandes Regiões Naturais do planeta e relacioná-los com a ocupação e organização das sociedades humanas. Perceber as relações entre o clima e a vegetação, entre está e a altitude. perceber as relações entre a disponibilidade dos recursos, favorecidos ou dificultados pelo clima ou relevo e sua importância para organização econômica nas diversas regiões. Relacionar as atividades humanas aos impactos ambientais tanto em escola local , quanto global. A utilização e elaboração de mapas tem papel central para o entendimento dos fenômenos físicos e sociais nas diversas escalas de analise.


9ºs Anos
1º Bimestre
Trabalhar o conceito de Revolução Industrial e suas fases para associá-las às diversas transformações sociais, econômicas, ambientais e culturais provocadas pelo evento histórico.
Discutir as transformações nas relações de trabalho, nas famílias e nas relações comercias de subsistência. Associar a Revolução Industrial ao aumento das desigualdades econômicas entre as nações e, dentro delas, as desigualdades de gênero.

2º Bimestre
Os conteúdos são organizados para introduzir a discussão da formação territorial do Brasil, a formação da população e da nação brasileira. Espera-se que os alunos reflitam sobre a noção de território e ocupação territorial; sobre os conceitos de metrópole e colônia associando com a atual divisão internacional do trabalho (DIT). Espera-se, também, que os alunos percebam a complexidade da organização do território brasileiro ao logo dos séculos e a importância da contribuição das diversas etnias que formaram o povo brasileiro, além das diversas contradições oriundas dessa formação.
2º Bimestre
Os conteúdos nesta etapa procuram colaborar com o conceito de regionalização, já visto no primeiro bimestre. No entanto, a enfase é dada nos critérios sociais e econômicos que nos ajudam a entender o mundo e agrupá-los segundos conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento. serão abordados aspectos da colonização que permitiram uma ascensão de alguns países "centrais", dada a forma como organizavam as relações entre as colonias e as metrópoles. utilizaremos diversos indicadores sociais e econômicos na construção de tabelas e gráficos que nos ajudarão a entender os nuances das divisões geossocioeconômicas.

2º Bimestre
Nesta etapa estudar aspectos histórico-geográficos que nos ajudam a entender as crescentes desigualdades econômicas entre as diversas nações do mundo. Abordaremos o papel da Divisão Internacional do Trabalho (DIT) criação e manutenção de desigualdades. retomaremos o o processo de colonização como elemento central no entendimento da produção de desigualdades sociais e econômicas. Serão utilizados textos e filmes no processo de construção e elaboração de conhecimentos sobre a temática.
