Cada gerador de sites possui uma interface própria e um conjunto de atributos que devem ser analisados cuidadosamente antes da confecção do site. Esta sessão apresenta algumas delas:
-
Planos de uso
Todo ambiente para a criação de página possui plano de uso. Este plano contempla a maneira na qual o ambiente poderá ser utilizado, é o que denominamos de SLA – Service LevelAgreement (Acordo no Nível de Serviços). Cada ambiente possui seu conjunto padrão de planos e o custo de cada um. De acordo com a necessidade o usuário poderá adotar um plano. Neste curso, por exemplo, adoraremos o plano gratuito, ou seja, sem custos.
-
Templates
Modelos ou templates são conjuntos de sites pré-criados, com o intuito do usuário criar a partir dele seu site pessoal. Existem editores que possuem inúmeros modelos, com temas disponíveis para seu usuário.
-
Suporte a domínios
Quando um site é publicado, o mesmo pode ser um nome de domínio próprio, por exemplo: www.submarino.com.br, www.amazon.com. Se for de interesse, o usuário poderá associar seu site a um domínio próprio, neste caso com algum custo. Caso não seja necessário, os geradores de site podem de acordo com o plano, atribuir um domínio padrão, que neste caso pode ser, por exemplo: seusite.nomedogerador.com ou nomedogerador.com\seusite.
-
Suporte a e-mail
Um gerador de site pode lhe fornecer um e-mail próprio, de acordo com o domínio desejado e também oferecer integração com outro servidor de e-mail. Esta ferramenta é extremamente útil quando no site é necessário enviar e-mail a partir de um formulário.
-
Suporte a múltiplos navegadores
Existem muitos navegadores, como por exemplo: Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, etc. Esta propriedade está relacionada ao suporte em que o site fornece para vários navegadores, ou seja, apenas um site é desenvolvido e é compatível com todos os navegadores existentes.
-
Banco de dados
Está relacionado a capacidade de incorporar algum servidor de banco de dados ao site. Esta funcionalidade é útil quando se trata de um comércio eletrônico, por exemplo.
-
Relatórios e estatísticas de uso
Está associado aos recursos de informações sobre o acesso ao site. Neste, o usuário é informado quem o acessou, quantas vezes foi acessado em um determinado período de tempo, etc.
-
Internacionalização e suporte a idiomas
Os ambientes podem gerenciar o idioma utilizado, tanto no que tange à editoração do conteúdo quanto à publicação. Na editoração, refere-se o idioma empregado no momento de criação do conteúdo, enquanto que na publicação, no momento em que é acessado. O usuário pode desejar que seu site esteja disponível em vários idiomas, possibilitando, que o idioma do site seja escolhido de acordo com a origem do acesso.
-
Dependência do ambiente
Esta característica está relacionada à capacidade que o usuário tem de migrar de um ambiente para outro, sem redesenvolver seu site.
